terça-feira, 12 de abril de 2011

Medida Certa: Dicas do Márcio Atalla 2

Dicas do educador físico Márcio Atalla, que esta ajudando o Zeca e a Renata no Medida Certa.

Por Márcio Atalla

4ª dica do Atalla: suco de caixinha é uma boa opção


Os sucos de caixinha não se comparam aos que são preparados na hora, pois estes não possuem corantes e conservantes e estão livre do açúcar que muitas vezes é colocado no similar industrial.
Um ponto a favor dos sucos “encaixotados” é que a vitamina C da fruta fica contida dentro da caixa e não se perde, ao contrário do suco onde a fruta é espremida na hora. O suco natural tem que ser bebido imediatamente,ou a vitamina C perde as suas propriedades em contato com a luz e com o ar.
Outro ponto positivo diz respeito às pessoas que não gostam de frutas in natura,com casca,bagaço e etc. Para estas, o suco em caixinha pode ser uma melhor opção. Como qualquer alimento, não deve ser consumido em excesso.

5ª dica do Atalla: exercícios físicos ajudam a combater a depressão
A prática de exercícios é uma maneira natural e saudável para prevenir e combater a depressão. Correr, pedalar ou fazer qualquer outra atividade regular melhora também a ansiedade. 
Isso acontece porque os exercícios aeróbicos fazem o organismo produzir um coquetel bioquímico que inclui neurotransmissores (necessários para a comunicação das células do sistema nervoso) com a endorfina, associada às sensações de bem-estar e euforia. 
Quando praticado regularmente, o exercício cria uma boa dependência e sua falta elimina a produção da substância que dá a sensação de prazer. A atividade aeróbica regular reduz a ansiedade e uma caminhada rápida por 20 a 30 minutos é excelente para diminuir o estresse. 
Os efeitos benéficos proporcionados pela atividade física podem ser sentidos num período de 3 a 4 semanas. Nesse tempo, o indivíduo vê melhorar a sua autoestima e começa a sentir os efeitos benéficos proporcionados pelo corpo em movimento como o aumento da disposição.

6ª dica do Atalla: ouvir música durante o exercício ajuda a emagrecer
No episódio de domingo (10) comentei com o Zeca sobre ouvir música durante a atividade física. A conclusão é do pesquisador Costas Karageorghis, da Universidade de Brunel, na Inglaterra.
Na prática, quem gasta cerca de 550 calorias em uma hora de corrida passaria a correr 69 minutos e queimar 82,5 calorias a mais. Com esse acréscimo é possível reduzir 1Kg na balança em menos de três meses sem fazer dieta.


Nenhum comentário:

Poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...